Feng Shui e As Salas de Estar

As salas de estar devem ser acolhedoras e o esquema de cores deve contribuir para essa finalidade. A sala de estar é um espaço central na vida familiar, funcionando provavelmente como a divisão que engloba várias actividades.

É o local onde recebe os convidados e organiza festas, por outro lado é o espaço utilizado como local de descanso depois de um dia cansativo de trabalho ou para ler um livro, ver televisão ou ouvir música.

As salas de estar devem ser acolhedoras e o esquema de cores deve contribuir para essa finalidade. A proporção é também importante. A energia chi pode correr o risco de estagnar em compartimentos demasiado cheios de móveis. Se a sua sala é demasiado pequena, tente alargá-la, ligando-a a um dos compartimentos adjacentes.

Em algumas casas, principalmente nos apartamentos, a sala de estar tem incluída uma zona de refeições e/ou uma zona de escritório. Não esquecer que existe hoje uma “nova necessidade de um espaço para o computador/internet que tem de ser pensado, porque é desaconselhavel nos quartos. Conserve as salas bem arejadas e deixe que apanhem a maior quantidade de luz natural.

A luz solar reforça a energia chi e estimula o fluxo de energia por todo o compartimento. As localizações ideais são a Sudeste, a Sul, a Sudoeste e a Oeste. O Sudeste é luminoso e energético, o Sul é preferível para a organização de festas, o Sudoeste é ideal para criar uma atmosfera calma e confortável e o Oeste é bom para receber convidados.

Decoração para localizações favoráveis:

Salas a Sudeste – decore com peças em madeira, tons verdes ou azuis.

Salas a Sul – utilize tonalidades suaves de púrpura ou vermelho nas almofadas ou tapete.

Salas a Sudoeste – ideal para sala de estar familiar, use cores terra, amarelo ou castanho.

Salas a Oeste – decore com tons de vermelho ferrugem e rosa, com toques de cinza.

Decoração para localizações desfavoráveis:

O Norte e o Nordeste são localizações mais desfavoráveis para uma sala de estar, sendo respectivamente demasiado calmas ou demasiado frias. O Este e o Noroeste são melhores, embora a primeira tenha uma atmosfera demasiado estimulante e a segunda demasiado formal. As desvantagens podem ser suavizadas através de uma escolha cuidadosa da decoração e mobiliário.

Salas a Norte – estimule o ambiente e utilize alguns tons vivos de vermelho e castanho e peças de metal e de vidro.

Salas a Nordeste – decore com texturas baças, tapetes, tons pasteis.

Salas a Noroeste – estimule a energia “séria” utilizando tons amarelos e castanho, acrescente peças de metal (cobre ou inox).

Salas a Este – “acalme” a energia chi ascendente utilizando tonalidades de pastel e verde.

Siga o Link...