Feng Shui Intuitivo ou Bagua

Coexistem várias escolas de Feng Shui: Escola da Forma, Escola da Bússola e a Escola Intuitiva. Todas partilham os princípios básicos: a forma como a energia se movimenta, o Yin e o Yang, os cinco elementos (Água, Árvore, Fogo, Solo e Metal) e os oito trigramas.

A Escola Intuitiva não utiliza a bússola como ferramenta, aplica o “Baguá” - uma grelha com nove áreas, cada qual correspondendo a diferentes aspectos da vida, simbolizados por um trigrama. Com esta análise sabemos que áreas da nossa casa influenciam determinadas áreas da nossa vida.

Utilizando o Baguá

Esta grelha deverá ser aplicada sobre a planta geral da casa ou sobre um dos compartimentos, colocando o sector da Carreira sobre a parede onde se situa a porta de entrada principal (“Norte” virtual).

Podemos descrever resumidamente o significado de cada sector do Baguá e uma leitura da sua energia da seguinte maneira:

Área da Carreira:

Por vezes considerada como a área do “Caminho de vida”, tem a ver com a sua jornada. O trigrama é a Água e a cor é o azul muito escuro ou preto. Certifique-se que se esta área está livre de desarrumações que impeçam a energia chi de fluir facilmente. Colocando elementos como um aquário ou uma jarra de vidro com flores, ou um símbolo de água (como uma pintura de um rio, uma imagem de uma praia), espelhos, poderá melhorar a Área da Carreira.

Área do Conhecimento e Motivação:

Sabedoria, Meditação e Conhecimento são outras designações para esta área. O trigrama é a Montanha e a cor é o castanho.

Desordem, acumulação e uma casa de banho nesta área limitam a nossa capacidade de aprendizagem, de tomada de decisões e bloqueia o caminho do auto-conhecimento. Livros e outros elementos de aprendizagem são próprios para esta área, incluindo computadores.

Área da Família e Comunidade:

Refere-se aos antepassados – pais, avós - coloque aqui as suas fotografias. Aqui o trigrama é o Trovão e a cor é o verde.

Neste sector também, desordem e acumulação podem fazer com que haja problemas com superiores, pais ,figuras de autoridade, bem como em encontrar o nosso próprio lugar na família e na comunidade.

Para melhorar as relações familiares poderá colocar fotos da família e de amigos - em molduras de madeira. As formas rectangulares esguias (móveis e objectos) em madeira e plantas também são aconselháveis para esta área.

Área da Prosperidade e Bençãos:

Tem uma poderosa influência e deve estar limpa, arrumada e bem conservada - objectos partidos ou avariados, conserte-os ou retire-os. O trigrama é o Vento e a cor é o azul claro.

Desordem e acumulação nesta área tendem a causar pouca liquidez monetária com estagnação da situação financeira, tornando difícil a prosperidade.

Para atrair abundância, poderá colocar objectos caros, plantas ou “campainhas de vento”.

Área da Fama e Reputação:

Está relacionada com a sua reputação, paixão e o reconhecimento do seu trabalho. Aqui o trigrama é o Fogo e a cor é o vermelho.

Nesta área é óptimo colocar diplomas ou prémios, especialmente emolduradas com passe-partout de cor vermelha. Velas ou plantas (palmeiras, por exemplo) são excelentes opções para activar a área da Fama. Por aqui não deverão existir casas de banho - energia Fogo em conflito com energia Água.

Área dos Relacionamentos:

Tem a ver com o lado feminino, com o matrimónio e também o amor. O trigrama é o Solo e a cor é o castanho e o rosa.

Na decoração será benéfica a aplicação de objectos aos pares (quadros, molduras com fotos do casal). Se a área coincidir com uma casa de banho ou se estiver desarrumada, poderá gerar problemas de relacionamento. Por aqui evite plantas com espinhos e não deixe as facas de cozinha à vista.

Área da Criatividade e Crianças:

Aqui se desenvolve a criatividade, o relacionamento com os filhos e se descansa. O trigrama é o Lago e as cores são cobre e metais ricos.

Se não tiver filhos, esta área destina-se à sua criatividade e projectos. Com esta zona desarrumada poderão surgir problemas – rivalidade entre irmãos, má comunicação com os pais, por exemplo. Aqui também é de evitar a existência de casas de banho. Objectos que tenham acabamento metálico e formas redondas serão apropriados para activar e corrigir a área.

Área da Amizade e Viagens:

Relacionada com a energia masculina, com o pai da família. O trigrama é o Céu e as cores são neutras: cinza, branco e prata.

Também ligada aos amigos e pessoas úteis - que nos ajudam na altura certa. Se pretender viajar, mantenha esta área cuidada. Se coincidir uma casa de banho nesta área e se houver muita acumulação poderá haver dificuldades em organização e planeamento. O elemento associado a esta área é o Metal, por isso objectos metálicos são bastante apropriados.

O Centro – Saúde e União:

O centro do Baguá coincide com o centro da casa e é um lugar muito especial. Esta área está relacionada com a saúde, sentido da vida e união da família. Não existe trigrama para o Centro. O Solo é representado pela cor amarela ou por cores da terra, como tons ocre ou castanho.

É essencial o centro da casa estar vazio (livre), ou seja, que as pessoas possam circular sem dificuldade. É bom que não coincide com uma casa de banho ou que esteja em falta (não exista), pois os outros sectores ficarão desequilibrados. Formas quadradas ou rectangulares, vasos, pedras, são soluções para “trazer” terra para esta área. Evite casas “sem centro”.

Observação

Considere-se no entanto, que cada casa possui características muito específicas, forma da planta, distribuição dos espaços e energias diferentes em que a aplicação destes princípios terá de ser feita com muita sensatez, daí importância de uma consulta de Feng Shui que irá permitir uma análise personalizada, aplicada a cada caso, com sugestão de “curas”, para as situações menos favoráveis.

Siga o Link...