Serviços

Feng Shui

Com origem na China há pelo menos quatro mil anos, Feng Shui significa literalmente "vento e água".

Feng Shui é uma disciplina que estuda a influência do espaço no nosso bem-estar, a forma como os locais onde vivemos e trabalhamos se reflectem no modo como nos sentimos.

A energia existente das nossas casas é frequentemente um reflexo do nosso estilo de vida e estado de alma (é o nosso "espelho").

Através da sua análise será possível avaliar e propor as necessárias correcções, solucionando ou melhorando assim a habitabilidade, problemas financeiros, de saúde, emocionais, ou profissionais.

O Feng Shui destina-se sobretudo a detectar e corrigir anomalias no fluxo energético das habitações ou espaços habitáveis.

O Feng Shui estuda os espaços e sua interacção com as energias das pessoas que nele vivem, sugerindo soluções para melhorar o seu ambiente. Não é uma “arte” para ser entendida por “dicas”; tem alguma complexidade e deve ser orientada por consultores especializados.

No Ocidente existem várias escolas de Feng Shui: a Escola da Forma, a da Bússola e a Escola Intuitiva. Todas partilham os mesmos princípios básicos: a forma como a energia se movimenta, o Yin e o Yang, os cinco elementos (Árvore, Fogo, Terra, Metal e Água) e os Oito Trigramas.

Consulta de Feng Shui

Os objectivos das consultas de Feng Shui são o Diagnóstico, a Cura, a Inspiração, a Motivação, a Harmonização e o Equilíbrio

A primeira visita destina-se ao diagnóstico e à análise do ambiente interno e externo. Será feita uma entrevista com o(s) cliente(s), onde serão identificadas eventuais situações menos favoráveis na casa ou no espaço profissional.

Sentir a energia do espaço, detectar bloqueios (anomalias, infiltrações e patologias) e a análise da planta fazem parte de uma consulta de Feng Shui Profissional. A medição da orientação da construção em relação ao Norte Magnético com a bússola chinesa (luo-pan), a determinação do centro da habitação, da frente e do dorso e a observação do mobiliário existente são também executados nesta primeira visita.

Para a análise, é necessário uma planta do edifício ou da fracção. Poder-se-á efectuar à parte, o levantamento e desenho da planta. Deverá ser indicada a data de nascimento dos moradores, ou utilizadores do espaço e também o ano de construção.

A segunda visita destina-se à entrega do relatório e explicação das recomendações.

O resultado da análise é apresentado em relatório contendo a descrição dos potenciais de cada ambiente, as "curas" necessárias e as sugestões para a resolução ou melhoria das questões identificadas.

Com essas recomendações pretende-se obter os ambientes mais adequados para cada tipo de actividade; posição dos móveis; cores, formas e materiais adequados a cada espaço e eventualmente, sugestões de objectos específicos para determinados locais. Estão também incluídas no relatório a listagem de prioridades de alterações a aplicar, dicas de organização, destralhar, coaching e alimentação macrobiótica. Aconselhamos sempre “destralhar” ou uma limpeza energética (Space Clearing) antes de aplicar as curas de Feng Shui.

Na nossa experiência profissional, não faz sentido aplicar as várias curas de Feng Shui numa casa cheia de tralha e com a energia estagnada, ou seja, não irá sentir benefícios e transformações na sua vida (que é o objectivo principal da consulta). A ética e a privacidade são absolutamente fundamentais neste tipo de consulta.

Os preços variam de acordo com a deslocação e área do espaço.


Consulta Feng Shui Contemporâneo

Análise segundo a Escola das 8 Direcções, muito usada para design de interiores.

Aconselhamos este tipo de análise quando está na situação de mudança de casa ou quer fazer uma decoração do espaço ou num compartimento. Mas há sempre o cuidado de corrigir anomalias e bloqueios e serão dadas sugestões tendo em vista os objectivos do cliente.

A Escola das oito direcções foi desenvolvida pelo inglês Simon Brown, é chamado o Feng Shui Contemporâneo e a análise é feita de acordo com as características do centro da habitação, falhas ou extensões, posição dos compartimentos segundo os sectores, localização da porta de entrada, orientação das camas e secretárias.

A grelha das 8 direcções é utilizada para determinar o padrão de energia chi existente na habitação. As características astrológicas (ki 9 estrelas) dos habitantes e a forma como os habitantes interagem também são estudados.

O design de interiores segundo a Escola das 8 direcções, parte do princípio de adequar a casa às necessidades dos seus habitantes. Os princípios que se utilizam para decorar uma habitação, escritório ou espaço comercial estão antes de tudo subjacente ao “yin – yang” e às designadas cinco transformações: Árvore, Fogo, Terra, Metal e Água.

 

Análise Feng Shui Intuitivo

A análise é feita segundo um carácter intuitivo e segundo a grelha "Baguá""

A Análise Intuitiva não utiliza a bússola como ferramenta, aplica o “Baguá”- uma grelha com nove áreas, cada qual correspondendo a diferentes aspectos da vida, simbolizados por um trigrama. Com esta análise sabemos que áreas da nossa casa influenciam determinadas áreas da nossa vida.

Esta grelha será aplicada sobre a planta geral da casa, colocando o sector do Caminho de Vida – casa 1, sobre a parede onde se situa a porta de entrada principal (“Norte” virtual). A Escola Intuitiva ou “Chapéu Preto” começou na década de 80, quando Lin Yun, proveniente de Hong Kong, começou a ensinar Feng Shui na Califórnia.

Um dos seus alunos foi Bill Spear, que no início da década de 90, levou o Feng Shui para o Reino Unido. Os ensinamentos da escola “Black Hat” eram essencialmente de uma natureza intuitiva. Este sistema com conceitos muito simples teve aceitação imediata pelo público ocidental em geral.

A consulta de Feng Shui Intuitivo é uma análise de acordo com uma observação cuidada, segundo uma base simbólica e segundo a intuição e experiência da consultora.

As sugestões de alterações e de cura têm como finalidade usar a criatividade, personalizar o espaço e fazer as curas “com intenção”. No Feng Shui Intuitivo a intenção faz parte importante do processo de cura.

A entrevista com o cliente será mais demorada. Para a análise, é também necessária uma planta do edifício ou da fracção. Será entregue posteriormente um relatório com as sugestões de cura. As características astrológicas (ki 9 estrelas) dos habitantes e a forma como os habitantes interagem também são estudados.

Ao aplicar as curas de Feng Shui há também a preocupação com o realinhamento total da pessoa e com a procura da alteração da vibração energética (que promove a mudança de vida).

 

Análise Feng Shui Clássico

A análise é feita segundo um método rigoroso - a Escola das Estrelas Voadoras ou "Fei Sin"

Para além dos aspectos espaciais, o Feng Shui Clássico tem também uma dimensão temporal, relacionada com a importância dos ciclos do tempo, cuja técnica é conhecida por Estrelas Voadoras. O processo revela as influências dos números e das combinações de números do quadrado mágico Lo Shuo.

Numa consulta de Feng Shui Clássico as curas são mais focalizadas e os resultados mais eficazes. É usada a bússola chinesa Luo-pan e faz-se a medição da direcção da construção em relação ao Norte Magnético.

É feito um mapa energético da casa, a planta é dividida em 8 sectores e existe quatro zonas com energia favorável e quatro zonas com energia desfavorável. No relatório da consulta são feitas as sugestões de harmonização dos espaços, de modo a reduzir a influência da energia negativa.

O método das Estrelas Voadoras dá-nos um mapa energético que muda a cada período de 20 anos e a cada ano.

Com este estudo também determinamos quais as posições favoráveis e desfavoráveis para dormir e trabalhar de cada habitante da casa. As características astrológicas (ki 9 estrelas) dos habitantes e a forma como os habitantes interagem também são estudados.

Para a análise, é também necessária uma planta do edifício ou da fracção.

Será entregue posteriormente um relatório com a análise e diagnóstico e com as sugestões de “cura”.

Os preços variam de acordo com a deslocação e área do espaço.

 

Ki das 9 Estrelas

Estudo energético da pessoa segundo a astrologia do Feng Shui - Ki 9 Estrelas.

É elaborado um relatório e enviado por email. Se preferir fazer a consulta presencialmente poder-se-á fazer em gabinete e em Lisboa.

Com o estudo do ki das 9 estrelas podemos estudar o perfil energético das pessoas, a forma como nos relacionamos com os outros,

como absorvemos a energia do ano e as melhores direcções para trabalhar e dormir.

São cinco os perfis energéticos: Água, Árvore, Fogo, Terra e Metal. A Análise energética da pessoa, personalidade e talentos pessoais, compatibilidade entre casais e membros da família também pode ser analisada.

 

Situações para uma Consulta

Imagine que se encontra numa destas situações:

  • Tem um terreno e quer um projecto de arquitectura segundo os princípios da Feng Shui
  • Necessita de ajuda para um projecto de decoração de interiores, com aplicação de técnicas de Feng Shui,
  • Precisa de encontrar o local certo para o seu negócio ou loja,
  • Sente estagnação no seu negócio ou perda de rentabilidade no seu escritório,
  • Sente que a energia da sua casa ou escritório está estagnada,
  • Tem a sua casa à venda e procura uma nova residência,

 

Vantagens de uma Consulta

Para todas as situações menos agradáveis, o Feng Shui oferece soluções, que passam pela procura do equilíbrio entre o yin e yang, pela harmonia entre os cinco elementos. Às vezes são as pequenas decisões que podem mudar a sua vida para sempre.

Com o Feng Shui podemos aprender a reconhecer e distinguir as energias positivas e negativas e também a aprender as sugestões de forma a aumentar o fluxo positivo de energia chi.

O principal objectivo do Feng Shui é combinar o chi da casa com o dos seus habitantes. O Feng Shui dá-nos instruções para melhorar a energia no ambiente que vivemos e trabalhamos, ou seja, é uma ferramenta muito eficaz.

O Feng Shui fornecer-lhe-á ferramentas que o ajudarão por exemplo a resolver relações familiares conflituosas ou a procura de um companheiro na vida ou nos negócios.

Também permite encontrar soluções, desde o melhor lugar para colocar uma secretaria, a cor da decoração da sala de estar e até à melhor orientação para dormir.

Melhore a sua vida erradicando a confusão e o atravancamento da sua casa e permitindo que a energia positiva flua pelo seu interior.

No seu local de trabalho, a posição da secretária, a perspectiva que possui e as características das pessoas com quem lida influenciam no seu conjunto, o seu bem-estar e produtividade e bastam, muitas vezes, algumas mudanças relativamente pequenas para que haja um impacte instantâneo.

Por fim o seu trabalho tenderá a ser mais produtivo e os momentos de lazer mais compensadores.

Potenciais benefícios do Feng Shui:

  • Sono mais descansado
  • Venda de uma casa
  • Aumento da motivação
  • Melhorias de saúde
  • Bom inicio de uma nova carreira
  • Negócios rentáveis
  • Arranjar um emprego
  • Amor
  • Relações familiares mais harmoniosas
  • Fama e respeito
  • Maior afirmação no trabalho
  • Momentos de lazer em casa mais relaxantes
  • Vida social mais estimulante